O "CONSULADO EM CASA" é um Serviço que possibilita aos nossos utentes obter diversos documentos sem necessidade de se deslocarem ao Consulado. É uma forma cómoda e fácil, pois permite receber os documentos pretendidos sem sair de casa. Todos os pedidos são tratados com a maior celeridade possível.
Veja a seguir quais os atos ou documentos que não exigem a sua presença no Consulado, bastando enviar pelo correio os documentos necessários e um cheque no respetivo montante, para receber em casa o documento solicitado:
Livro de Família
- Fotocópia do Cartão de Cidadão de todos os membros da família (pai, mãe e filhos comuns),
- Fotocópia de justificativo de domicílio,
- Cheque de €45 à ordem de "Consulat du Portugal".
- Indicar sempre o seu número de telefone.
Certidões
Certidão de Nascimento e/ou Casamento internacional - modelo em português e francês válido em toda a UE:
- Fotocópia do Cartão de Cidadão
- Envelope selado com nome e morada
- Quantia de €20 por cada certidão
- Indicar sempre o seu número de telefone
Certidão de Nascimento e/ou Casamento integral - modelo completo apenas em português:
- Fotocópia do Cartão de Cidadão
- Envelope selado com nome e morada
- Quantia de €20 por cada certidão
- Indicar sempre o seu número de telefone
Certidão de Óbito Internacional - modelo em português e francês válido em toda a UE
- Fotocópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade do falecido
- Envelope selado com nome e morada
- Quantia de €20 por certidão.
- Indicar sempre o seu número de telefone
Certificados
Certificado de coutume para PACS:
- Fotocópia do Cartão de Cidadão,
- Envelope selado com nome e morada
- Cheque de €40 à ordem de "Consulat du Portugal",
- Indicar sempre o seu número de telefone
Certificado de coutume para composição de nome da criança:
- Fotocópia do Cartão de Cidadão ou bilhete de identidade de ambos os pais
- Envelope selado com nome e morada
- Cheque de €40 à ordem de "Consulat du Portugal",
- Indicar o nome completo pretendido para a criança
- Indicar sempre o seu número de telefone
Certificado de concordance:
- Fotocópia do Cartão de Cidadão,
- Envelope selado com nome e morada
- Cheque de €40 à ordem de "Consulat du Portugal"
- Certidão de nascimento francesa (copie integrale)
- Indicar sempre o seu número de telefone
Transcrições
Transcrição de casamento:
- Copie integrale de l'acte de mariage - documento original emitido pela Mairie há menos de 6 meses (o extrait de mariage não é sufciente),
- Fotocópia do Cartão de Cidadão/bilhetes de identidade dos cônjugues
- Certidão de nascimento dos cônjugues não portugueses
- Cheque de €120 à ordem de "Consulat du Portugal"
- Envelope selado com nome e morada
- Indicar sempre o seu número de telefone
Transcrição de óbito:
- Copie integrale de l'acte de décès - documento original emitido pela Mairie há menos de 6 meses (o extrait de décès não é sufciente),
- Fotocópia do Cartão de Cidadão do falecido e do cônjuge sobrevivo
- Cartão de pensionista (se aplicável)
- Envelope selado com nome e morada
- Indicar sempre o número de telefone
Transcrição de divórcio (Tribunal):
- Copie certifié conforme du jugement de divorce do Tribunal de Grande Instance
- Certificat vise à l'article 39º do Réglment CE 2201/2003 do Tribunal de Grande Instance
- Fotocópia do Cartão de Cidadão
- Cheque de €40 à ordem de "Consulat du Portugal"
- Indicar sempre o número de telefone
Certificados de Residência
- Toda a informaçao necessária para obtenção de certificados de residência para diversos fins, pode ser solicitada através do e-mail: consulado.estrasburgo@mne.pt
- No seu e-mail deve escrever o seu nome completo e número de telefone, assim como o fim a que se destina o certificado pretendido
Certificado de Herdeiros
- Para Habilitação de Herdeiros, deverá enviar email para consulado.estrasburgo@mne.pt , indicando "Assunto: Habilitação de Herdeiros", identificação do falecido e dos herdeiros e um número de telefone de contato.
Recenseamento Militar
- Pode encontar toda a informção necessária no site https://www.bud.gov.pt/ddn
- O requerimento de dispensa deve ser enviado por e-mail para: ddn@defesa.pt
- Ou por correio para a morada: Direcção Geral de Recusros de Defesa Nacional
-
-
-
-
- Avenida Ilha da Madeira, nº 1, 4º andar
- 1400-204 Lisboa - Portugal
-
-
-
-
A informação dos documentos a enviar ao Consulado pode ser obtida através do e-mail: consulado.estrasburgo@mne.pt
O pagamento dos atos ou documentos acima referidos deverá ser feito através de cheque bancário à ordem de "Consulat du Portugal", a enviar juntamente com os documentos necessários ao processo.
Sendo variável o custo de alguns documentos ou atos, não é o mesmo mencionado no respetivo formulário. Solicita-se, pois, que antes de proceder ao envio do pedido, confirme o valor a pagar através dos contactos indicados. Se não enviar o montante exato, os documentos não poderão ser emitidos. O preço informado inclui o valor dos portes de correio.
Antes de enviar-nos o seu pedido, tenha em atenção o seguinte:
- no caso de pretender certidões, não esqueça de indicar:
- o tipo de certidão que pretende (se de nascimento, de casamento ou de óbito);
- se pretende em português, ou no modelo internacional que pode entregar diretamente às autoridades francesas;
- quantas certidões pretende.
- se escreveu corretamente e por completo os nomes, as datas e os locais;
- se indicou o seu contacto, por email ou telefónico;
- se juntou um cheque à ordem de "Consulat du Portugal", no valor do montante a pagar;
- se juntou cópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.