Mensagem de Natal do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Caras e caros compatriotas,


Nesta quadra de Natal e do Ano Novo, quero partilhar os meus mais sinceros votos de Festas Felizes para todos aqueles que compõem a grande e diversa família das Comunidades Portuguesas.

É uma grande honra e orgulho, enquanto Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, ter o privilégio de representar a nossa Diáspora e permitam-me que expresse a mais profunda admiração por todos vós.

Durante o roteiro “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”, através do qual tenho tomado contacto com a imensidão de Portugueses e Lusodescendentes por esse mundo fora, observo algo muito importante: quem está fora de Portugal sente o seu país
como ninguém. E é nesta época natalícia, no qual as famílias se juntam, os amigos se
encontram e as festividades e tradições ocupam um lugar mais especial,
que as distâncias de quem não cá está, mais se sentem.


Quero, por isso, deixar uma mensagem muito especial a quem não poderá passar o Natal em Portugal, com quem mais gostaria.


O Estado Português tudo continuará a fazer para garantir que estejamos sempre perto de quem está longe. Promovendo a nossa cultura e expandindo a nossa língua. Procurando responder às necessidades das nossas cidadãs e dos nossos cidadãos onde quer que se encontrem e assegurando mecanismos de proteção social adequados para que todos vivam com dignidade independentemente do país onde se encontrem.

No âmbito da ação governativa trabalhamos com energia e determinação em melhorar cada vez mais a nossa presença diplomática e consular, coerente com a importância da nossa Diáspora enquanto ativo de relevância multidimensional para Portugal.


Desejo as maiores felicidades a todas e a todos os funcionários que compõem a nossa rede diplomática e consular, pelo seu trabalho, a sua dedicação e zelo, tão essencial no apoio às Comunidades Portuguesas.
Uma saudação especial a todos quantos também têm responsabilidades na Diáspora, para além da nossa rede diplomática e consular, designadamente às instituições associativas, pelo acompanhamento que prestam aos portugueses e lusodescendentes, onde quer que se encontrem.
A todas e todos, desejo um Feliz Natal e um excelente 2023.

se2

Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
Largo do Rilvas, 1399-030 Lisboa, PORTUGAL
TEL + 351 21 394 60 00 EMAIL gabinete.secp@mne.gov.pt www.portugal.gov

 

 

  • Partilhe